MINDSET: IMAGEM PESSOAL

Imagem pessoal e reputação é um assunto bastante complexo e engloba uma infinidade de contextos, fáticos ou no que tange o Mindset, afinal, cada pessoa possui uma forma pessoal e peculiar em analisar o que tange a imagem pessoal ou reputação. Nos tempos contemporâneos a liberdade de expressão e de opinião que estão intrinsecamente ligados a cultura de cada Estado ou local, ou até mesmo a forma de criação da família que envolve diversos fatores como religiosos e sociais, no qual institui diversos âmbitos de definição do que é imagem pessoal, cada indivíduo possui seu conceito personalíssimo. Portanto esse conteúdo, é um conteúdo totalmente filosófico, prático e científico, baseado em livros, artigos e experiência sobre imagem pessoal e reputação e fica delimitado somente para um fim informativo, pedagógico ou reflexivo.

A imagem pessoal engloba diversos contextos, porém o intuito desse artigo será de como manter uma boa imagem pessoal no contexto geral, sem restringir e sem esgotar todos os assuntos.Segundo especialistas, a imagem pessoal é vinculada a uma dicotomia que divide em credibilidade e dualidade, a primeira, diz respeito a sua própria imagem, ou seja, como as pessoas o veem, inclui tanto as roupas que você utiliza quanto a forma como se comporta e transmite suas atitudes, no que diz respeito ao tipo de roupa também influencia na imagem que você quer transmitir para as pessoas, como uma pessoa séria, despojada, descolada, maldosa, elegante dentre outras infinidades de características, que se pode deixar a interpretar pela simples forma de como você se veste. A segunda forma, que é a dualidade, diz respeito as interações e relações com outras pessoas, isto significa, que você não pode impor de forma subjetiva, sobre você para as pessoas, mas pode efetivar, modificar ou extinguir a forma como as pessoas o veem, através de interações que são um resultado entre fato e satisfação entre interações humanas. Se você possui dualidade você passa uma imagem pessoal através de suas atitudes e interações para as pessoas, mesmo que de forma subjetiva, significa dizer que você pode trabalhar um ou outro, no entanto, é bom aperfeiçoar ambos para uma melhor eficiência.

Um dos principais fatores que eu levo em consideração sobre imagem pessoal e reputação é a seguinte frase: “Não se engane, todo detalhe importa”. Tudo conta quando se trata de imagem pessoal, a forma como você se veste, a forma como você fala, seus gestos, atitudes, hábitos, habilidades e até mesmo suas crenças, tudo fala sobre você. Se atualmente você não possui bons resultados em relação a sua imagem ou reputação, você deve rever e analisar cada aspecto seu para fazer uma análise preponderante do que você pode melhorar, ou mudar, claro sem que atropele seus princípios ou mude sua personalidade se tornando uma pessoa que você não é. Você não deve mudar sua personalidade ou forma de agir se tornando uma pessoa que você não é, porém o ideal é você lapidar seus pontos negativos ou passíveis de melhorias para se aperfeiçoar.

Outro fator extremamente importante antes de lapidar sua imagem de como as pessoas o enxergam, é definir que tipo de imagem você quer transmitir, afinal, existem pessoas que vão utilizar o aperfeiçoamento de imagem para fins profissionais, outras de uma forma pessoal, outras para mostrar que você é uma pessoa passível de mudanças e aperfeiçoamento constante em sua vida.

Diante dos fatores básicos podemos começar a falar sobre os três níveis da imagem pessoal. O primeiro nível é a primeira impressão, segundo dados de um levantamento científico feito pelo psicólogo Nicholas Rule, da Universidade de Toronto, o estudo analisou o potencial da primeira impressão, no qual chegou à conclusão que os primeiros três segundos são necessários para formar uma primeira impressão sobre alguém, isto é, seja perfeito e tente transmitir no primeiro contato tudo aquilo que você quer que a pessoa pense de você, ou que tipo de pessoa você quer que ela o veja, visando aparência ou interação ou ambos. O segundo nível é a imagem pessoal que é construída nos primeiros contatos, isso quer dizer que é o momento em que você fixa e materializa na cabeça da pessoa o tipo de imagem que você quer demonstrar. O terceiro nível é a imagem pessoal propriamente dita, que você já transmitiu e deve manter durante todo o período de interação com essa pessoa, esse é o período em que se constrói a credibilidade, afinal, é o maior momento de interação e que você deve efetivamente criar sua credibilidade com seus princípios lapidado por você para alcançar os objetivos que deseja. Conforme um levantamento do Management Institute of Tecnology (2001) a aparência corresponde a 25% no primeiro contato, o tom de voz corresponde a 18%, a adequação das palavras corresponde a 14% e a linguagem corporal corresponde a 10%. No entanto deve haver coerência entre a primeira impressão e as atitudes para que não caia por terra a primeira impressão.

Autoconhecimento é um fator a ser trabalhado para que você mantenha a sua imagem, quando as pessoas são conscientes e sabem o que querem expressar fica mais fácil em criar e transmitir a imagem que deseja, ou seja, além de conhecer a si mesmo você deve propagar seus valores e princípios através de suas interações e experiências, outro fator importante também é conhecer e estudar o comportamento humano, através de livros, artigos ou até vídeos. Conhecer a diversidade de personalidades humanas é essencial para que você tente criar a sua imagem de determinado grupo social, criando uma infinidade de interações que enquadra em cada grupo social levando em consideração o seu objetivo, as pessoas que irão usar essas técnicas para fins profissionais, por exemplo, deve obrigatoriamente conhecer todos os tipos de grupos sociais e personalidades humanas para fazer uma rápida análise e adequar a ocasião ou circunstância para alcançar o objetivo desejado, seja ele fechar um negócio ou até mesmo trabalhar seu networking.Você não deve se moldar ao que o mundo espera de você, no entanto pode usar essa expectativa ao seu favor, alinhando suas feições positivas as expectativas das pessoas, mas nunca tente ser o que você não é.Se você pretender começar a fazer as mudanças em relação a sua imagem e reputação, seria ideal se questionar com algumas perguntas que irei sugerir para você refletir:Como eu quero que pessoas me vejam?Minha imagem é condizente com o que eu quero transmitir?Minha imagem, meus gestos, minhas atitudes e meu comportamento entregam o que eu pretendo transmitir para atingir meus objetivos?Minha imagem transmite o que?Se gostou das dicas deixe um comentário ou sugestão e me siga nas redes sociais.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *